quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paraíba tem abrigo para mulheres vítimas de violência e sob ameaças



Desde outubro do ano passado, a Casa Abrigo Aryane Thais funciona atendendo mulheres vítimas de violência e sob ameaças de morte, na Paraíba, com sede em João Pessoa e administrada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O endereço é sigiloso para preservar a segurança das abrigadas.

O local, que conta com uma equipe formada por assistente social, psicóloga, advogada, pedagoga e auxiliar de enfermagem, recebe mulheres vítimas de violência e que estão sob ameaça de morte. “Não são todos os casos de violência que são encaminhados para a Casa Abrigo. Atendemos casos extremos, daquelas mulheres que não tinham mais a quem recorrer ou para onde ir. Embora no abrigo a mulher esteja protegida e recebendo apoio, essa não é a melhor situação para elas. Elas se sentem presas enquanto o agressor está solto”, explicou a coordenadora geral da Casa, Joelma Medeiros.

As mulheres podem ficar no abrigo de três a seis meses, podendo levar consigo seus filhos de até 16 anos, embora respeitando a capacidade da casa, que é de 30 pessoas, sendo 20 mulheres e 10 filhos. Durante esse período de tempo, todo o apoio psicológico, jurídico, social e pedagógico é dado, fazendo com que as vítimas passem a maior parte do seu tempo dentro da casa, tendo que sair apenas para atendimento médico e audiências, sempre acompanhadas por policiais e uma técnica profissional da casa fazendo a escolta.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário