terça-feira, 17 de junho de 2014

Utilidade Pública

gdf

Relatório Informativo   Nome: Geraldo Conceição de Almeida Filiação: Matildes Maria da Conceição Data de Nascimento: 31 de julho de 1949 Endereço: QNN 21 Conjunto K Casa 21 – Ceilândia - DF Telefone: (61) 93537980 (Gildânia – cuidadora) N° SES: 3790820 (prontuário eletrônico)  

GERALDOO paciente Geraldo Conceição de Almeida, 64 anos, é acompanhado no ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP desde março de 1992. Já passou por diversas internações no pronto-socorro deste serviço. O usuário comparece as consultas médicas, acompanhado por sua cuidadora, Sra. Gildânia Rocha Neves, que forneceu as informações relatadas a seguir. Há oito anos, a referida senhora encontrou o idoso morando nas ruas do Distrito Federal – DF, se sensibilizou com a sua situação e o levou para morar consigo, desde então tem auxiliado nos seus cuidados.

Em função de sua situação de saúde, o paciente apresenta dificuldades em fornecer informações sobre a sua origem, bem como sobre os seus vínculos familiares. Quando questionado sobre os seus parentes afirmou ter quatro irmãos, mas só forneceu os nomes de dois deles: Andréia Conceição de Almeida e José Conceição de Almeida, sem dados adicionais. Ao longo do atendimento, mencionou ter morado nas cidades de Piancó – PB e Nazaré da Sainha – BA. Geraldo afirma que se mudou para o DF há mais de vinte anos (não soube definir a data exata), e desde então não tem contato com a família. O paciente nunca se casou, e não tem filhos.

Os principais sintomas apresentados pelo paciente são: tremores e conversas desmotivadas. A cuidadora informa que nos últimos meses o usuário tem apresentado resistência a fazer o uso regular da medicação, fato que dificulta a estabilização dos sintomas e consequentemente a manutenção dos cuidados diários. Por essa razão, a Sra. Gildânia se mostra cansada em gerenciar a situação de Geraldo. A cuidadora nega que ele tenha comportamentos agressivos. Gildânia alega ainda que recentemente, o idoso tem demonstrado grande interesse em rever os irmãos e a mãe, Sra. Matildes, pedindo que ela os localize.

Segundo informações contidas no Registro Geral (RG) do paciente, observa-se que ele é natural do município de Piancó – PB.Sobre a situação socioeconômica, observa-se que o usuário recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no valor de um salário mínimo mensal e o recurso financeiro é destinado ao suprimento de suas despesas pessoais. Mora na residência da Sra. Gildânia, imóvel próprio, na Região Administrativa de Ceilândia – DF. A casa apresenta condições adequadas de moradia.  A cuidadora relata que ambos vivenciam dificuldades financeiras, já que ela por sua vez não tem condições de trabalhar, em função da fragilidade da sua saúde clínica.

Diante do exposto, e em função do atual quadro de saúde de Geraldo, é possível observar que o usuário se encontra em situação de vulnerabilidade social, com rompimento de vínculos familiares. Por essa razão, o Núcleo de Serviço Social do HSVP, encaminha o presente relatório informativo ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, do Município de Piancó - PB, para avaliação da equipe técnica e possível realização de busca ativa na cidade, com vistas à localização de possíveis vínculos familiares do idoso. Encaminhamos anexa, uma foto recente do usuário, para facilitar na divulgação do caso no município.

Acreditando na missão desse serviço e no interesse de todos em garantir os direitos dos usuários, de acordo com os princípios e diretrizes previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), agradecemos a parceria e nos colocamos a disposição para esclarecimentos adicionais, se necessário, nos telefones (61) 34519723 ou (61) 33519892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário