Foi lançado no dia de ontem em Piancó (28) o Programa "Sertão Empreendedor": Um novo tempo para o Semiárido. O programa pretende modificar a realidade do semiárido paraibano com alternativas que driblem a estiagem. O lançamento aconteceu na Câmara Municipal com o apoio da Prefeitura representada pelo vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas e o secretario de agricultura Adailton Pereira Pinto, além dos proprietários rurais, o presidente da APROLP - Associação dos Produtores de leite de Piancó Djane Fábio e o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB Mário Borba e equipe.
O projeto tem duração de quatro (04) anos e beneficiará Vinte (20) propriedades em Piancó.
Saiba Mais sobre o Projeto:
Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido
Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha, está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.
E foi com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o "Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido" que será desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
Pautada na qualificação profissional com orientação técnica, a implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas, certamente contribuirá para o crescimento social e econômico, com melhoria na qualidade de vida dos empreendedores rurais, incluindo a de seus familiares e colaboradores. Viabiliza-se, desta maneira, uma melhor convivência nas adversidades existentes e, principalmente, um desenvolvimento produtivo mais sustentável nessa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário