A denúncia é do Diretor de Meio Ambiente José Rodrigues Filho
O flagrante e o desrespeito não só às leis de Meio Ambiente, como também ao Código de Postura do Município, foi registrado pelo diretor e equipe de Meio Ambiente de Piancó. De acordo com às informações do diretor à presença destes resíduos sólidos químico/tóxicos industrial de origem TÊXTIL, despejados ás margens asfálticas e no lixão de Piancó, há tempo estava sendo investigada e que foi confirmada em (18/03) por volta das 16h quando um veiculo de forma 'suspeita' RENAULT MASTER placa OGF-2588 cor branca Itaporanga - PB, conduzido por Josivaldo Cavalcante Gomes foi flagrado despejando tais resíduos no local.
Segundo informou o referido motorista os resíduos eram da empresa têxtil MC-FLANELAS, situada no Município de Itaporanga-PB, tendo como proprietário o Sr. Marcone Costa. Ao que consta, segundo o diretor José Filho, a policia foi chamada ao local para registrar à ocorrência. "Estamos enviando através do Ofício 007/2014/PMP/SEINFRA/DM à denúncia ao Ministério Público, solicitando com urgências as cabíveis providências"; enfatizou.
Saiba os males que estes tipos de resíduos podem causar à saúde humana e ao meio ambiente como todo: Greenpeace“Metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, foram utilizados em certos corantes e pigmentos usados em têxteis. Esses metais podem se acumular no corpo com o passar do tempo e são altamente tóxicos, com efeitos irreversíveis que incluem danos ao sistema nervoso (chumbo e mercúrio) ou aos rins (cádmio). Também é sabido que o cádmio causa câncer. Os usos do cromo (VI) incluem determinados processos têxteis e de tingimento de couro: é altamente tóxico até em baixas concentrações, inclusive para muitos organismos aquáticos. Na União Europeia o cádmio, mercúrio e chumbo foram classificados como ‘substâncias prejudiciais prioritárias’ por regulamentos que requerem medidas a serem tomadas para eliminar sua poluição da superfície das águas na Europa. A utilização do cádmio, mercúrio e chumbo foi severamente restrita na Europa por algum tempo, incluindo certos usos específicos das substâncias em têxteis”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário