segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba se apresenta em Piancó

201204100449310000003760Está confirmado para o dia 26/10 (próximo sábado) a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em Piancó.O evento acontecerá no pátio da igreja Nossa Senhora do Rosário a partir das 20h. Segundo informou o Secretario Municipal de Cultura João Leite, esta apresentação que será histórica na cidade tem o apoio e a realização da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura. O prefeito Sales Lima disse está orgulhoso junto ao povo de Piancó por realizar um evento dessa magnitude, principalmente por está na semana de comemoração dos 265 anos de Piancó.

Saiba mais sobre a OSJPB - Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) foi criada em 1982 com a finalidade de oferecer aos estudantes de música uma oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais e técnicas, conhecer o repertório sinfônico e realizar concertos oficiais, didáticos e populares.

30.08.12-concerto-orquestra-sinfonica-na-Funesc-fotos-Roberto-Guedes-61O primeiro regente foi o maestro Wolfgang Groth, seguido por Osman Gióia e Gladson Carvalho. Os maestros Marcelo Stasi, Alessandro Sangiorgi, André Muniz, Elena Herrera e Marcos Arakaki chegaram a reger a OSJPB como regentes convidados. Desde 1997, tem como regente titular o maestro Luiz Carlos Durier.

Conta, hoje, com 80 integrantes, vindos de três escolas renomadas: Escola de Música Anthenor Navarro, Departamento de Música da UFPB e Centro Musical Suzuki. Desenvolve intensa atividade artística ao apresentar oito concertos oficiais, seis didáticos, seis populares e seis de circulação pelo interior do Estado.

Realiza a execução de todos os gêneros musicais: sinfonias, óperas, oratório, cantata, poemas sinfônicos e concertos com solistas da própria orquestra, bem como artistas consagrados. Em destaque, está a música brasileira. Compositores como Villa-Lobos, José Siqueira, Edino Krieger, Mário Ficarelli, Radamés Gnattali, José Aberto Kaplan, Alberto Nepomoceno, Edmundo Villani Côrtes, Maestro Duda, entre outros.

O repertório da OSPB Jovem é amplo, diversificado e de altas complexidades técnicas, a exemplo de obras de Tchaikosky, Stravinsky, Borodim, Schubert, Gershwin, Debussy, Dvorak, César Franck, Brahms e muitos outros. Músicas que somente as melhores orquestras do Brasil são capazes de realizar. Dedica um concerto oficial por ano para apresentar, em primeira audição mundial, a música de novos compositores, estudantes de composição, numa parceria com o COPOMUS, Laboratório de Composição Musical do Departamento de Música da UFPB, um feito único no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário