A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão itinerante, nesta sexta-feira (8), na cidade de Piancó, no Sertão Paraibano, para comemorar os 265 anos de fundação política do município. O encontro realizado no Fórum Desembargador Luiz Silvio Ramalho discutiu sobre as potencialidades do turismo na região e teve como finalidade debater os principais problemas que a cidade enfrenta para o seu desenvolvimento.
Os deputados Lindolfo Pires (Democratas), Gervásio Maia (PMDB), Antônio Mineral (PSDB), Iraê Lucena (PSDB) e Hervázio Bezerra (PSB) participaram da sessão e destacaram a necessidade do Poder Legislativo estar presente em Piancó para ouvir as reivindicações do povo da região e buscar soluções para o crescimento.
O deputado Lindolfo Pires, autor da propositura, ressaltou a importância de incluir os temas debatidos pelos participantes da reunião nas lutas encabeçadas pela Casa Epitácio Pessoa em busca de melhorias para os paraibanos.
“Foi um bom momento para a Assembléia escutar as reivindicações principais da população, mas também para homenagear esta que é uma das principais cidades do estado da Paraíba, pela sua tradição e desenvolvimento. Tivemos a oportunidade de sair da sede e vir até aqui para ouvir as aspirações mais legítimas”, disse o parlamentar.
Durante a sessão a deputada Iraê Lucena proferiu uma palestra sobre o turismo na região do Vale do Piancó, que polariza 26 cidades circunvizinhas. Segundo a deputada, o município já faz parte do Fórum Turístico do Vale das Águas. “Temos que destacar os passos principais para que possamos inserir a cidade também no turismo religioso, pois a religião é a marca do local. Então, temos que valorizar a potencialidade deste lugar para que possamos ter o desenvolvimento com a geração de emprego e renda”, explicou.
Num breve discurso representando o prefeito Sales lima, o vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, falou da importância de se realizar essa Sessão Itinerante em Piancó, no dia do seu aniversário e destacou os problemas de ordem social, principalmente a "seca" que tanto castiga a região e suas consequências.
Os representantes da sociedade civil cobraram melhorias no abastecimento de água e soluções para acabar com o sofrimento vivido pela população com a seca que atinge a maioria das cidades do Sertão. De acordo com dados da prefeitura municipal, Piancó dispõe com apenas cinco por cento de água superficial, onde apenas 0,1 % está disponível para o consumo humano. Além do mais, 90% dos açudes de médio porte viraram lama.
O deputado Gervásio Maia falou da necessidade de ações que possibilitem a melhoria da água na região e destacou a importância de participar do debate. “Nós aproveitamos a oportunidade para ouvir a população, pois é necessário levar esta discussão para o Legislativo para que possamos cumprir o nosso mandato com a melhor sintonia possível”.
Já o deputado Antônio Mineral acrescentou o discurso dos parlamentares afirmando que “A ALPB fez questão de prestigiar a comemoração da emancipação da cidade aproveitando para contemplar a todos com a sessão itinerante”, disse.
O deputado Hervázio Bezerra participou da sessão e explicou os trabalhos realizados para o Estado, incluindo o Vale do Piancó. “É um município extremamente importante para a Paraíba e é com satisfação que participo desta comemoração tendo a oportunidade de ouvir o povo local para que possamos reivindicar juntos por melhorias”, disse o parlamentar.
O prefeito de Piancó, Francisco Sales Lima, agradeceu a presença do Poder Legislativo na data que é especial para o município. “É a primeira vez que acontece uma solenidade como esta, onde a população teve a oportunidade de reivindicar nossos principais problemas. É muito importante que na comemoração de 265 anos de Piancó nós possamos está realizando este debate”, finalizou.
Estavam presentes compondo a mesa, além dos deputados estaduais e o prefeito Sales Lima, o deputado federal Efraim Filho (Democratas), o vice-prefeito Edvaldo leite Caldas e o presidente da Câmara Municipal, José Braulio de Souza Júnior.
Texto e fotos: Alexandre Kito/Zeca alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário