Depois de uma ampla reforma e ampliação, onde o atendimento passou a ser durante as 24 horas, o CAPS AD Djalma Ângelo da Silva Júnior e ou Centro de Atenção Psicossocial (álcool e outras drogas - Regional) está se tornando cada vez mais referência no atendimento especializado a dependentes químicos, tanto de álcool como outras substâncias psicoativas.
Com uma equipe formada por psicólogos, assistente social, enfermeiros, médico, psicopedagogo, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, oficineiros e monitores, o CAPS AD hoje atende a 302 pacientes, de toda a região. O tratamento tem dinâmicas de oficinas terapêuticas , com atividades que envolvem expressão corporal, alfabetização, oficina de música, artesanato, atividades físicas e oficinas de pintura e arte, em que eles pintam, fazem colagens, produzem objetos de decoração com reciclagem de materiais e onde há a expectativa de redução de danos em se manterem os pacientes em atividade durante todo o dia, uma vez ocupados, presume-se que não haverá tempo para pensar em consumo das substancias combatidas.
O atendimento inicial é feito com acolhimento do técnico de enfermagem, depois é feita a triagem pelos profissionais de psicologia e assistente social, que encaminharão para o diagnóstico do médico, que indicará o tratamento específico para elaboração de um projeto terapêutico singular.
A Coordenadora, Ednamar Benedito Loureiro, que vem desenvolvendo excelente trabalho de ação e inovação, diz que se sente muito gratificada, a cada resultado onde um paciente consegue manter-se em abstinência, e sempre buscando organizar e ampliar o atendimento com novas idéias e incluí-las ao tratamento. Destaca também o total apoio que recebe do Prefeito Sales Lima, que lhe dá suporte em ações para a melhoria do atendimento aos pacientes. Com a reinauguração, o CAPS AD com atendimento 24 horas, onde o cuidado é constante, os pacientes recebem além do tratamento médico, um alojamento e são servidas refeições diárias, em todos os turnos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário