sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Em Piancó, adequação ambiental começa a fazer parte do dia a dia do município.

035 (3)Orientado pela lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) A Secretaria de Infra Estrutura e Meio Ambiente do Município de Piancó, através do seu Diretor de Meio Ambiente Sr. José Rodrigues Filho, tem se destacado no Vale do Piancó, por estar está desenvolvendo um trabalho de adequação em resíduos orgânicos de origem vegetal.

Assim como informou o diretor, em Piancó ainda se estar muito longe das normativas ambientais no que se refere a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que esta atividade seja adequada ao município, é necessário primordialmente a conscientização e a reeducação da população, estamos contando com o apoio do Prefeito Sales lima, mas ao meu ver isto é um processo lento que requer muito mais do que cooperação; é preciso ação!029 (4)

Entre as atividades ambientais que essa Secretária está executando estão elas.

  1. Todos os resíduos de origem vegetal oriundos da poda produzidos pelos podadores e pela própria população estão sendo reaproveitados, ou seja processados de forma correta como manda a Lei: 12.305 / 2010.
  2. As transformações desse resíduos tem como foco priorizar melhorias em todo ambiente urbano, trazendo assim conforto a população pela ausência das fumaças geradas, já que a poda é responsável por 85% das queimadas nos lixões.
  3. Outro aspecto bastante interessante é que grande parte desse material é transformado em lenha para atender as áreas de panificação e ceramistas no próprio município, evitando assim que seja derrubada a mata nativa para confecção de lenhas como é comum em nossa região.
  4. Mas os benefícios não param por aí, tendo em vistas que a parte fina dos ramos e a massa vegetal folhas, são riquíssimas para confecção de composto orgânico e substratos, produtos esses essenciais para produção de hortaliças e hortifrutigranjeiros.
  5. Mais uma vantagem desse serviço ambiental é que as atividades geram uma receita anualmente para o Município de aproximadamente 6.000.00 só com a parte lenhosa que tem mercado garantido e transito livre devido ser de árvores exóticas manejadas pela Secretária.
  6. O Diretor de meio ambiente explica que são ações desse tipo que ajuda a colaborar com a frase de que é agir localmente para surtir efeitos mundialmente 030 (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário