sábado, 8 de fevereiro de 2014

Professor lança cordel sobre passagem da Coluna Prestes em Piancó

“A Coluna Prestes em Piancó”. Esse é o título do cordel que o professor João Trindade lançará hoje, às 19h30, na Escola Estadual Santo Antônio, em Piancó, sua terra natal. A publicação, que tem capa de Flávio Tavares, conta a saga da passagem da coluna por aquela cidade; uma passagem turbulenta, em que houve chacina e derramamento de sangue.
 O autor destaca que, apesar de haver nascido na cidade, procurou ser imparcial, coisa que, ainda segundo ele, ainda não foi feita: “Todas as obras publicadas até agora são parciais”, afirma o professor e poeta. A obra é um apanhado histórico feito em vários livros, entre eles os de padre Manuel Otaviano e Glauco Carneiro, sendo que este último não é apenas sobre a coluna, mas sim, sobre as revoluções brasileiras. Na ocasião, haverá, também, apresentação musical da banda filarmônica Novo Horizonte, de corais de estudantes,  do músico João leite e o do próprio professor Trindade.

O lançamento integra a  programação comemorativa aos 88 anos da passagem da coluna por aquela cidade, que prossegue no domingo, dia 09 (dia em que a coluna passou), com caminhada ao ar livre pelos locais onde se desenrolou a resistência da população à Coluna,  visita à casa onde morava o padre Aristides, encerrando-se no barreiro onde houve  a chacina de que foram vítimas vários piancoenses. Haverá, ainda, apresentações musicais com as atrações já citadas, e, finalmente, Palestro sobre o tema, com o escritor e advogado Yurick Azevedo de Lacerda, no Auditório da Escola Estadual Santo Antônio.
Fonte: www.blogdotiaolucena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário