quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Saúde Bucal

A importância do tratamento odontológico.

Por Dr Osvaldo Estevam, Especialista em Endodontia e Prótese Dentária, pós-graduando em Implantodontia.

Tão velho quanto o clichê: a saúde começa pela boca; é a verdade por trás do diagnóstico precoce dos problemas bucais. Ao contrário do que muitos pensam o dentista não cuida só de dentes, mas é responsável direto por tratar todos os distúrbios que afeta essa estrutura, isso inclui dentes, gengiva, língua, lábios, bochecha, músculos da face e da mastigação.
Um exemplo dessa importância que se faz o cirurgião dentista e no diagnóstico precoce do câncer de boca, só em 2012 mais de 14000 pessoas foram diagnosticadas com a doença dessas quase metade faleceram por causa do câncer de boca.

Outro distúrbio desconhecido mas comum são as enxaquecas causadas por problemas no posicionamento dentário, que estão diretamente ligados a articulação do “queixo”, essa que fica perto da orelha, ocasionado os famosos estalos, isso pode levar a problemas graves de postura e coluna.

Quanto aos dentes, bom, isso todos sabemos a falta que faz um único elemento na arcada dentária. A perda de um único elemento geram movimentações nos demais dentes que por sua vez irá influencia na capacidade mastigatória, e isso consequentemente irá acarretar problemas gastrite, obesidade, diabetes, isso em decorrência da má mastigação dos alimentos. A perda de um único dente pode levar a diminuição da capacidade mastigatória em 15%

Bom para prevenir-se de tudo isso consulte sempre seu dentista no máximo a cada 6 meses, procure sempre profissionais habilitados e registrados no Conselho Federal de Odontologia, para isso basta consultar o site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário